| 13/05/2002 15h52min
O pré-candidato do PT ao governo do Estado, Tarso Genro, disse nesta segunda feira, dia 13, que não houve empate técnico entre ele e o candidato do PPS, o ex-governador Antônio Britto, na última pesquisa de intenção de votos para governador, realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A declaração foi veiculada nesta tarde, durante o programa Gáucha Repórter, da Rádio Gaúcha.
Na pesquisa, divulgada no último domingo, Tarso Genro (PT) e o ex-governador Antônio Britto (PPS) aparecem empatados tecnicamente. Nos três cenários estimulados, Tarso e Britto disputam o primeiro lugar, com uma pequena vantagem para o petista em todas as simulações.
Segundo Tarso, o fato dele estar em primeiro lugar nas três simulações mostra o seu favorecimento "do ponto de vista quantitativo". O ex-prefeito de Porto Alegre acrescentou que a pesquisa deveria ter contemplado uma simulação para o segundo turno, o que não houve. Para o ex-prefeito, o bom desempenho de Britto se deve a sua alta exposição na mídia.
– Não acho que tenha havido crescimento na candidatura do ex-governador. Esta versão está sendo dada por parte das colunas políticas. O ex-governador foi exposto 30 dias seguidos a mídia. Então não acho que tenha sido sintoma de crescimento.
Tarso disse ainda que o resultado da pesquisa mostra que a disputa está parelha e que o momento agora é de valorizar o "debate político". Ele avaliou o atual quadro sucessório no Estado, mas não indicou alianças para o segudo turno.
– Não estamos pensando ainda no segundo turno, porque estamos no início da campanha. É uma campanha dura. Não se sabe se vai ter segundo turno, não se sabe nem quem vai para o segundo turno.
Sobre a sucessão nacional, Tarso acredita que polarização entre Lula (PT) e José Serra (PSDB) é a mais viável para um segundo turno. O pré-candidato também falou sobre a sua viagem a Europa, onde esteve cumprindo agenda desde o final do mês de abril. Tarso destacou que a Associação de Livre Comércio das Américas (Alca) foi o tema central dos encontros que teve, principalmente com empresários espanhóis.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.